Realizar uma reunião descontraída com Interact Clubs de outros quatro países de diferentes continentes, apresentando nossa cultura e absorvendo ao máximo conhecimentos sobre as demais culturas.
A aproximação entre diferentes povos, de diferentes culturas, é um importante mecanismo para a conquista da paz e para a resolução de conflitos, temas muito caros ao Rotary, sobretudo em um momento em que o etnocentrismo e o preconceito assolam todo o mundo. Dessa forma, através da divulgação de aspectos da cultura de cada um dos cinco clubes integrantes e da interação direta entre pessoas de culturas muito distintas, o projeto promove a compreensão internacional. Além disso, como toda a reunião foi realizada em inglês, os associados participantes puderam pôr a prova seu aprendizado nessa língua estrangeira.
Diretamente, os associados dos cinco clubes que integraram o projeto. Indiretamente, as comunidades impactadas por esses clubes, já que os conhecimentos adquiridos durante a reunião transcendem os limites dos clubes.
A convite do Interact Club de Rostock, Distrito 1910, na Alemanha, realizamos uma reunião com interactianos dos seguintes países: México, Alemanha, Tunísia e Turquia. Na reunião, através da plataforma "Kahoot" respondemos um quiz sobre a cultura de cada um desses países e fizemos um companheirismo. Os interactianos que mais acertaram perguntas no quiz ganharam um prêmio preparado pelo clube correspondente àquele respectivo país.
Ao final do projeto todos os associados que participaram gostaram da reunião e conseguiram interagir com os outros interactianos, além de terem aprendido mais sobre as culturas dos demais países.
O ponto de partida para o projeto foi o convite feito pelo Interact Club de Rostock, Distrito 1910, que foi enviado a uma das associadas do clube e logo repassado à Comissão de Projetos e ao presidente. Eles ponderaram a viabilidade da realização do projeto, visto que ele teria de ser realizado totalmente em inglês, não sendo acessível a todos os associados do clube, mas, apesar disso, decidiram que o projeto poderia ser realizado, desde que de forma facultativa aos associados. Seguiram-se então as tratativas de horário, que foram lideradas pela associada que primeiro recebeu o convite, até que os cinco clubes entraram em consenso por fazer o projeto no dia 19/02 (dezenove de fevereiro), uma sexta-feira, às 14 (catorze) horas do horário de Brasília.
O projeto foi apresentado em reunião e a maioria dos associados se mostraram interessados em participar, mesmo com a barreira do idioma, aqueles que não participariam por não falarem inglês puderam fazê-lo sem qualquer prejuízo. No dia seguinte à reunião foi perguntado no grupo de WhatsApp do clube quais perguntas os associados gostariam que constassem no quiz sobre o Brasil, que foi produzido de acordo com as sugestões dos associados. Enviamos também uma playlist colaborativa da plataforma de músicas "Spotify" na qual os associados adicionaram as músicas que, em suas opiniões, mais bem representavam o nosso país.
A reunião foi realizada na data e hora marcadas, assim que todos já estavam na sala de reunião da plataforma "Zoom Meetings" fomos divididos aleatoriamente em grupos de quatro pessoas para que pudéssemos ter uma rápida conversa, de cinco minutos, com objetivo de "quebrar o gelo". Após as conversas separadas, voltamos à sala principal e respondemos aos quizzes através da plataforma Kahoot. Enquanto os interactianos de outros países respondiam às perguntas sobre o Brasil, nós explicávamos as respostas. Os ganhadores de cada quiz ganharam um prêmio especial, os cinco que melhor pontuaram no quiz sobre o Brasil receberam acesso à playlist. Depois do jogo, conversamos sobre assuntos aleatórios por mais algumas horas e fizemos um grupo de WhatsApp para não perdermos contato.
O maior desafio encontrado foi a barreira idiomática, já que ela impossibilitou a participação de alguns associados.
Em conjunto com todos os associados do clube, foi produzido o quiz sobre a cultura brasileira e a playlist com músicas brasileiras, foi marcada uma data e hora oportunas para todos os clubes envolvidos, apesar dos fuso-horários. O projeto foi realizado com descontração e obtivemos participação suficiente entre os associados do clube.
Esse projeto impacta no sentido de minorar o etnocentrismo e os preconceitos com outras culturas, tanto por parte dos interactianos que participaram diretamente da reunião, quanto das pessoas com quem eles convivem e irão ser impactadas indiretamente.
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios